sexta-feira, 29 de maio de 2015

Doença de chagas

Um trabalho feito para aula de Ciências, acho que vai ajuda-los!

Doença de chagas

O que é?
A doença de chagas é uma inflamação causada por um parasita chamado Trypanosoma Cruzi, encontrado principalmente em fezes de animais.

Causas
A contaminação é através da ingestão de alimentos crus e contaminados. Mas também pode ser através de transfusão de sangue ou transplantes de órgãos contaminados, também podendo passar de mãe para filho durante a gravidez.

Recentemente foi descoberta a infecção oral, quando pessoas ingeriam caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o parasita.
Sintomas
A Doença de Chagas tem 2 estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum. Entre eles estão:
¨Febre alta;
¨Mal-estar;
¨Inchaço de um olho;
¨Fadiga;
¨ Irritação sobre a pele;
¨Náusea, diarreia ou vômito.
Diagnóstico
Para o diagnóstico é feito um exame físico e um questionamento sobre histórico médico sobre possíveis fatores da contaminação.
  O exame físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber a fase da doença serão solicitados os seguintes exames:
¨Eletrocardiograma;
¨Raio-X do tórax e do abdômen
¨Ecocardiograma
¨Endoscopia superior
Tratamento
Tanto a fase aguda quanto a crônica necessitam de Tratamento.
Fase Aguda:
¨Alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar.
Fase crônica:
¨Nessa fase, os remédios não são suficiente, porem podem ser utilizados por pessoas com menos de 50 anos para evitar que a doença progrida.
Curiosidades
O Nome “Doença de chagas” foi dado graças ao seu descobridor, o médico brasileiro Carlos Chagas – indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.
A doença é mais comum em países da América do Sul, América Central e no México. Porém alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos.

                                                                 Procure colocar algumas imagens no trabalho para                                                                                  melhorar a aparência, beijos...

Negros escravos e libertos

Oii galera!! 
vou começar ajudando vocês em trabalhos escolares!! O primeiro vai ser sobre Negros escravos e libertos!

Negros escravos e libertos
Os escravos, muito mal tratados, eram expostos a várias doenças, como por exemplo, a tuberculose e outras doenças pulmonares. Outros morriam por asfixia ou soterrados por desabamentos em galerias subterrâneas.
“Escravos de ganho” (como eram chamados os escravos, geralmente em regiões urbanizadas), eram escravos que exerciam atividades que geravam algum ganho, geralmente em pequeno comércio. Esse dinheiro ganho era usado para pagar uma quantia estipulada ao senhor, e o que restava, era usado para comprar sua liberdade, com meses e meses de trabalho. As Negras Quitandeiras constituíram um caso comum de escravos de ganho de Minas Gerais.
Com a grande chance dos escravos conquistarem uma alforria (carta que trazia liberdade para os escravos), seria mais fácil para o escravo suportar o peso da escravidão. Os escravos alforriados, no entanto, não se libertavam do preconceito, e não eram livres para exercer cargos políticos. Mas as libertas, aproveitavam a relação com seus antigos senhores para ascender economicamente. Algumas se tornavam donas de tabuleiros e das vendas de secos e molhados.
OBS: Negras quitandeiras: mulheres escravas que trabalhavam como ambulantes ou em vendas que atendiam escravos e brancos pobres. Houve grandes queixas pela venda das quitandeiras, que acusavam serem locais de brigas e transações de metais preciosos.