sexta-feira, 29 de maio de 2015

Negros escravos e libertos

Oii galera!! 
vou começar ajudando vocês em trabalhos escolares!! O primeiro vai ser sobre Negros escravos e libertos!

Negros escravos e libertos
Os escravos, muito mal tratados, eram expostos a várias doenças, como por exemplo, a tuberculose e outras doenças pulmonares. Outros morriam por asfixia ou soterrados por desabamentos em galerias subterrâneas.
“Escravos de ganho” (como eram chamados os escravos, geralmente em regiões urbanizadas), eram escravos que exerciam atividades que geravam algum ganho, geralmente em pequeno comércio. Esse dinheiro ganho era usado para pagar uma quantia estipulada ao senhor, e o que restava, era usado para comprar sua liberdade, com meses e meses de trabalho. As Negras Quitandeiras constituíram um caso comum de escravos de ganho de Minas Gerais.
Com a grande chance dos escravos conquistarem uma alforria (carta que trazia liberdade para os escravos), seria mais fácil para o escravo suportar o peso da escravidão. Os escravos alforriados, no entanto, não se libertavam do preconceito, e não eram livres para exercer cargos políticos. Mas as libertas, aproveitavam a relação com seus antigos senhores para ascender economicamente. Algumas se tornavam donas de tabuleiros e das vendas de secos e molhados.
OBS: Negras quitandeiras: mulheres escravas que trabalhavam como ambulantes ou em vendas que atendiam escravos e brancos pobres. Houve grandes queixas pela venda das quitandeiras, que acusavam serem locais de brigas e transações de metais preciosos.
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário